Página Inicial:DIA DOS NAMORADOS NO MOTOTURISMO dia 13 Fev. pelas 21:30, Moimenta da Beira 14 Fev., Amendoeiras em flor dias 27 e 28 de Fev., 16 Moto-Rali 9 e 10 de Abril, Vamos festejar os 27 anos dia 16 de Abril, Rio Minho, Peneda e Gerês de 23 a 25 Abril - Junte-se a nós. Visite a nossa sede, todas as sextas-feiras à noite. Inscreva-se como sócio e desfrute de boa companhia, bons convívios e passeios e muito mais. Será muito bem-vindo

Mototurismo do Centro

quarta-feira, 18 de março de 2015

Lenda da Sopa da Pedra – Almeirim


Estava tudo apostes para mais um passeio do Mototurismo do Centro, este com sabor a Primavera, estava uma manhã esplêndida para dar uma voltinha….


O ponto de encontro seria, como habitualmente, na sede do MTC, tudo estava pronto e logo começamos a rodar punho.

Primeira paragem Tomar, a bela cidade dos Templários, break para café e esticar um pouco as pernas, pois ainda era relativamente cedo para irmos até Almeirim.

Desconfiamos muito que o Pejô apaixonadíssimo pela sua Liliana, teria feito a visita antes de nós...., pois tropeçávamos constantemente na Liliana, era por todo o lado… nas paredes, no chão… enfim o Amor é lindo.

Estava na hora de partir… tínhamos horas marcadas com o frade cozinheiro. Se nos atrasássemos, podia já ter partido em peregrinação, e assim ficávamos sem a bela da Sopa da Pedra. 

Degustada a Sopa da Pedra e as caralhotas, para quem não sabe aqui fica um esclarecimento, já que muitos dizem que as mesmas tinham carne… pois enganam-se:


“Maiores do que os papos-secos e carcaças que fazem parte dos pequenos-almoços e lanches noutras partes de Portugal, as caralhotas têm cerca de 15 centímetros de diâmetro, são ligeiramente mais salgadas e só irão desapontar quem estiver à espera de observar um pão de formato fálico.


"Caralhota é como se chama ao borboto das camisolas. Havia uma velhinha que estava a cozer pão e a filha raspou o alguidar e fez uma bolinha com os restos. Quando a senhora perguntou o que estava a fazer, respondeu: ‘Uma caralhota, mãe.' E ficou assim"


Com muita pena minha, estava na hora de regressarmos a casa, passamos pelo Miradouro do Castelo de Almourol e rumamos ao Entroncamento onde fomos dar os parabéns ao Moto Clube Os Fenómenos do Entroncamento.

A tarde parecia voar a velocidade cruzeiro, tínhamos que regressar a Coimbra, pois o sol daqui a pouco escondia-se e o frio apertava. Entre alguns indecisos a maioria veio pela autoestrada, permitindo assim chegarmos mais cedo.

Pelo caminho paramos ainda na Cumieira, onde o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia, presenteou-nos com uma bebida refrescante e comerete para quem o desejasse… mas os feijões ainda andavam numa luta acérrima com as batatas e os enchidos, não dava para comer nada.

Como se não fossemos suficientes, na A13 ainda demos boleia a Dª Aurélia e ao Sr. Anjinho, que nunca se tinham visto numa coisa destas (apesar da críticas e desconsolo de outros, por não terem conseguido partilhar a burra com nenhum deles), gostaram muito de estar com o pessoal, prometeram em nos visitar mais vezes, mas com mais ponderação….

Quando chegamos o sol já estava longe….

Obrigado aqueles que participaram, para o mês que vêm estamos de parabéns…

Álbum de fotos
Texto: Xana Pina
Fotos: António e Emília Costa e Ana Serralha
Vídeo: Jorge Andrade e Ana Serralha

0 comentários:

Enviar um comentário