CONSELHOS E INDICAÇÕES ÚTEIS
Verificar o estado geral da moto, sobretudo pneus, transmissão, níveis de óleo e travões. Se não te sentires muito à vontade pede ao mecânico que efetue essa verificação. Se o motor tiver a tendência para gastar óleo levar uma pequena garrafa ou a referência do mesmo para poder adquirir nas áreas de serviço.
Ir prevenido com um kit de furos, spray ou outro qualquer sistema de reparação. O spray para correntes faz parte desta obrigatoriedade e não retirar da moto as ferramentas de origem pois foram pensadas para ajudar a resolver alguns dos problemas mais comuns. O manual da moto também é algo que nunca está a mais.
Entregar ao passageiro, ou na sua ausência guardar no bolso ou carteira, a chave suplente da moto. Em caso de perda da primeira evita ficar “pendurado” longe de casa.
Certifica-te que levas os documentos todos do veículo e pessoais além de todos os contactos necessários em caso de acidente ou avaria irreparável.
Vai bem equipado para a viagem. Calças e blusão com proteções, botas e se tiveres espaço um fato impermeável à mão.
Quando é efetuada uma paragem já programada, para atestar as motas é importante que todas, mesmo as que não necessitam pela sua autonomia, de o fazerem. Isto porque posteriormente obriga a uma nova paragem e a perda de tempo. Assim como, os fumadores aproveitem para “atestar” os pulmões, e também devem aproveitar para satisfazer as necessidades fisiológicas.
COLUNA MOTOCICLISTA – PRINCÍPIOS DE CONDUÇÃO EM GRUPO
A condução em coluna motociclistíca, sobretudo se for numerosa, obriga a certas regras, com o fim de minimizar riscos desnecessários, ou seja percalços como percas, reduzir ou evitar acidentes, estabilizar velocidade integral da coluna, reduzir o tempo na travessia de localidades. No decorrer da viagem cumpre sempre as indicações que te forem dadas pelos organizadores. Ao circular em caravana respeita as distâncias mínimas de segurança e circula sempre desfasado com a moto que te precede.
Desta forma conseguirás sempre ver o guia e vice-versa.
ORGANIZADOR
O Organizador é aquele que organiza, aquele que gere o passeio, aquele que deve delegar responsabilidades no meio do grupo, aquele que decide quem lidera, qual o itinerário a seguir, que reúne os contactos dos participantes.
O LÍDER (ou guia)
O líder é aquele que programou todo o percurso e respetivo reconhecimento. Deve tomar em consideração as capacidades e experiência de cada um, e ajustar a velocidade de acordo com as limitações dos menos experientes. (pode haver vários lideres durante um passeio ou viagem).
MOTO VASSOURA
A mota vassoura é aquela que vai em último, que tem a importante missão de confirmar que tudo está em ordem e que ninguém fica para trás.
O líder deve ter uma comunicação privilegiada com a mota vassoura, desta forma pode ajustar da melhor forma a sua condução. Se a mota vassoura for de fácil reconhecimento ao longe (ex. com luzes xénon/faróis extra), ainda melhor, pois permite ao líder confirmar que tudo se encontra OK!
CONDUÇÃO EM UMA OU DUAS COLUNAS
Deve-se conduzir em duas colunas, sempre que as condições da via o permitam. Neste tipo de condução, aumenta-se o espaço entre condutores permitindo uma maior segurança e espaço de travagem.
Nesta situação deve-se conduzir sempre, desfasado do condutor da frente.
A condução em uma coluna, deve ser feita, sempre que a estrada for sinuosa (com muitas curvas), e houver
A necessidade de utilizar a via na sua totalidade, seja para fazer manobras ou para contornarem rapidamente os obstáculos que via poderá ter.
GRUPO
De uma forma geral, o condutor deve sempre controlar o condutor que vem atrás, e só este.
Se o condutor de trás se afastar, então o condutor da frente deve diminuir a velocidade para permitir que o seu companheiro detrás o veja. Desta forma o grupo expande e contrai conforme as situações que poderão ocorrer.
Se eventualmente, o condutor perder de vista o seu companheiro que vem atrás, deve aguardar por ele na mudança de direção mais próxima, assim, ninguém se perderá e se cada um controlar o companheiro detrás, nunca o grupo se dividirá.
ULTRAPASSAGENS
Não se deve ultrapassar o companheiro da frente, salvo se for para comunicar com o líder sobre alguma situação. Excessos de ultrapassagem geram o caos e promovem para uma condução mais insegura e nervosa do condutor da frente.
OBSTÁCULOS E COMUNICAÇÃO
Sempre que existir um obstáculo, o condutor da frente deve comunicar com os detrás sobre os mesmos. Pode-o fazer com os quatro piscas da moto ou com o esticar da perna para o lado dos obstáculos. Isto deve-se fazer porque o condutor que vem atrás não tem tanta visibilidade sobre os obstáculos como o da frente. Se todos o fizerem evita-se mudanças de direção à última da hora.
OS MENOS EXPERIENTES
Os menos experientes devem situar-se à frente da formação, logo a seguir ao líder. Assim, facilita o ajuste de velocidade da parte do líder.
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